Na performance da trompa o intérprete pode modificar o som do seu instrumento em diversos pontos, desde inspiração (que precede a criação do som) até ao momento em que o ouvinte perceciona o som. É importante que o trompista tenha consciência dos pontos de controlo sonoro, para poder identificar possíveis falhas e modificar o som.

 


A Respiração

Diaphragmatic breathing 

Sendo a trompa um instrumento de sopro, utiliza o ar como principal "combustível", logo torna-se necessária uma boa respiração para obter um bom som. Uma boa inspiração deverá ser rápida mas ao tempo relaxada, para permitir a entrada de ar sem criar tensões desnecessárias. Em casos excecionais não será útil encher plenamente os pulmões ou inspirar rapidamente, mas a grande maioria das inspirações, deverá seguir este padrão. Após a inspiração, está definida a quantidade de ar que o trompista dispõe, sendo que a partir desse momento apenas poderá moldar o ar. 

A expiraçãodeverá ser controlada pelos músculos abdominais por forma que a pressão de ar seja uniforme do início ao fim da expiração. Uma boa expiração conduz a uma melhoria da qualidade sonora e possibilita uma economia de ar, permitindo executar frases mais longas e dinâmicas controladas.


A Garganta

Throat Diagram 

A garganta é o próximo ponto de controlo uma vez que regula a passagem de ar. As opiniões da comunidade de trompistas divergem neste aspeto. Por um lado os defensores de que garganta deverá estar sempre competamente aberta. Por outro lado aqueles que definem que esta pode actuar como um regulador da quantidade de ar, da mesma forma que agulheta regula a pressão da água numa mangueira de jardim. A garganta não deverá fechar totalmente, mas fechando parcialmente poder-se-á contribuir para um aumento da pressão de ar. Por não ser visível, é por vezes difícil controlar o interior da boca durante a performance do instrumento, recorrer ao idioma materno poderá ser uma solução, uma vez qualquer trompista aprendeu primeiro a falar e só depois aprendeu a tocar. Na língua portuguesa vogais como "ó, á, é" fecham a garganta, enquanto que "ho, ha, he" permitem que esta fique aberta. Demasiada tensão na garganta poderá afetar a qualidade do som, da mesma forma que um mau posicionamento do pescoço, poderá criar tensão e na garganta.


A Língua

Cardinal vowel tongue position-front Cardinal vowel tongue position-back(png)

Através de diferentes movimentos a língua contribui para a modificação do som. As vogais modificam o timbreenquanto as consoantes regulam o tipo de ataque. Sou da opinião de que não devemos descartar nenhuma vogal ou consoante, uma vez que todas elas, de alguma forma serão úteis na performance da trompa. Pronunciando as vogais "o, a, e, i" (por vezes também "u" apenas para as notas pedais) poder-se-á tornar o timbre do som mais claro ou escuro. Da mesma forma, as vogais poderão desempenhar um papel importante no controlo da altura de som, permitindo uma maior ou menor ressonância na cavidade oral. "o" corresponde a um som mais grave e escuro, sendo que "i" propicia um som mais agudo brilhante. As consoantes ocorrem quando a cavidade oral é fechada ou parcialmente fechada. Para um trompista, estas correspondem ao ataque. É possível produzir um ataque sonoro sem o auxílio da língua, porém na maioria das vezes, esta é utilizada. Comummente é utilizada a consoante "t" para produzir um ataque mais duro e "d" para um ataque mais mole. Um ataque pode desta forma ficar mais firme à medida que se aproxima de "t" e gradualmente ficar mais leve aproximando-se de "d". Já no staccato duplo os equivalentes são o "k" para um ataque mais firme e o "g" para maior leveza. Consoantes como "l", "r", "p", "b" também poderão ser utilizadas em situações específicas.


Os Lábios

CS vowels lips

Os lábios desempenam um papel importante como ponto de controlo, uma vez que dão início ao som. Com os lábios é possível alterar a frequência sonora e centrar a vibração e a afinação. O tamanho da abertura tem um efeito similar ao da garganta, ao regular a quantidade e pressão de ar que entra no instrumento. Se estiverem demasiado fechados o som fica demasiado brilhante, se estiverem demasiado abertos haverá mais ar do que som. Um som centrado/focado passará pelo equilíbrio da abertura, no ponto em que com o mínimo esforço se produza o máximo som. Para além do centro de vibração existe também o centro de afinação. À medida que se afasta uma nota da sua afinação natural o som começa a ficar mais débil. Controlar a afinação e a vibração (som mais focado/desfocado) poderá ser algo bastante difícil, especialmente nos primeiros anos de aprendizagem. É contudo conveniente que haja uma consciência que, apesar de difíceis de isolar, os músculos envolvidos nestes 2 processos são ligeiramente diferentes. É preciso ter em conta que o tanto o centro de vibração e o centro de afinação variam consoante a dinâmica e tessitura.


Os Dedos da Mão Esquerda

 Left hand transparent

Os dedos da mão esquerda mudam o comprimento de tubo utilizado, algo que tem influência directa na afinação, na cor do som, na clareza do ataque e na dificuldade/facilidade técnica. No Guia de Bolso da Trompa compilei as dedilhações disponíveis para cada uma das notas da trompa dupla e as suas tendências de afinação. Com um bom conhecimento das diferentes dedilhações, o trompista poderá tomar decisões que poderão melhorar o seu desempenho técnico e interpretativo.


A Mão Direita

Left Hand - Kolkata 2011-04-20 2351 

A mão direita tem influência directa no timbre, projecção e afinação da trompa. Fechando ligeiramente a campânula com a mão, baixa afinação, escurece o timbre diminui a projeção sonora. Afastando a mão direita, a afinação sobe, o timbre fica mais brilhante e aumenta a projecção sonora. Apesar da mão direita afetar a afinação e o timbre, fechando a mão em forma de concha, ligeiramente afastada da campânula, é possível alterar apenas o timbre não influenciando a afinação.


O Posicionamento em Palco

Split 

O posicionamento em palco é o último ponto de controlo sonoro ao dispor do trompista. É essencial um conhecimento das características sonoras da sala de espectáculo. Curtinas, cortiça e outros materiais esponjosos tendem a abafar o som da trompa, enquanto que paredes sólidas ajudam a reflectir o som. A percepção sonora do intérprete poderá ser limitada, logo é sempre recomendável uma opinião de alguém posicionado no espaço reservado ao público. Este último ponto de controlo adquire um relevo especial, pelo facto de habitualmente a campânula da trompa não estar direccionada para o público.

As imagens apresentadas estão em domínio público no site da Wikimedia Fundation