Durante a prática musical, por exemplo, numa aula de música ou numa prova, é por vezes necessário recorrer a notas aleatórias, para escolher a escala que o aluno irá tocar.

Lembrei-me de um dado musical, pesquisei e vi que existem algumas alternativas no mercado usando a nomenclatura Anglo-Saxónica do nome das notas, mas não encontrei nenhum com os nome das notas no sistema usado em Portugal. Assim sendo, deitei mãos à obra e decidi criar o meu próprio dado musical.

 

• Comecei por encomendar no Ebay um dado com 12 lados, algo que pode ser conseguido por apenas alguns cêntimos.

• De seguida raspei com uma pequena navalha a tinta do dado e gravei o nome das notas. De um lado coloquei o Dó ao centro e Fá, Sib, Mib, Láb e Réb à volta. No lado oposto coloquei a correspondente quarta aumentada, como se fosse um ciclo de 5as.  Este passo demorou bastante mais do que havia antecipado, pois o material do dado é muito duro e difícil de trabalhar, claro que isto também significa que é resistente aos riscos!

• Fiz algumas experiências para encontrar o melhor tipo de tinta a usar, e acabei por optar por "tinta da china" com a qual pintei o nome das notas.

• Depois de a tinta secar, apliquei várias camadas de verniz transparente para unhas.

E está pronto! 

Este dado teve muita receptividade nas minhas aulas, de imediato vi os alunos mais novos cheios de vontade de aprender escalas novas.

Naturalmente, treino os meus alunos para gostarem de estudar escalas, mas todos os professores de música sabem que de início a tarefa nunca está facilitada. Com este dado, mais um passo foi dado, para se estudar escalas de uma forma lúdica.