Já está disponível o livro Musica Instrumentalis Experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI de Ângelo Martingo e Ana Telles

Trata-se de uma nova visão sobre as técnicas de execução não convencionais usadas nos instrumentos musicais, onde tive o prazer de colaborar com um dos capítulos

Trompa: A inovação alicerçada na tradição: p.93-107

Foi publicado pelas Edições Húmus, está disponível aqui

Em plena pandemia provocada pelo COVID-19, fez-se história, tendo sido realizada em Portugal a primeira formação de professores totalmente online, dedicada ao software de treino auditivo e leitura musical Earmaster. Esta formação foi organizada a partir do Centro de Formação de Escolas do Porto Ocidental que possibilitou que 30 professores divididos por dois grupos, oriundos do Conservatório de Música do Porto e do Conservatório de Música de Aveiro Caloutse Gulbenkian frequentassem esta formação apesar dos tempos de quarentena que todos nós vivemos.
A minha história com o earmaster começou à alguns anos atrás, quando participei na tradução para português europeu da versão 7 para PC/MAC e da versão para iOS (iPAD e iPHONE).
Dada a especificidade deste software, esta formação só foi possível graças à gentileza do Hans Lavdal Jakobsen, que forneceu duas contas de teste para que cada formando pudesse experimentar o earmaster durante esta formação. A formação teve a duração de 12h e 30 minutos distribuídos entre sessões síncronas e assíncronas, sempre em horário pós-laboral. Inicialmente os formandos experimentaram e geraram dados como alunos, tendo de seguida acedido a esses mesmos dados como professor. No final desta formação, cada formando elaborou um pequeno curso no earmaster tendo em conta as necessidades reais dos seus alunos. De notar que nesta formação se cruzaram professores não só de formação musical, mas também das diferentes áreas instrumentais, conjuntos instrumentais, sendo que o treino auditivo e a leitura foram sempre encarados como uma responsabilidade colectiva do grupo de professores que trabalha com os alunos. Houve ainda tempo para abordar os processos de gestão de turmas e como os dados dos trabalhos de casa dos alunos podem ser usados para diagnosticar dificuldades e traçar diferentes abordagens adaptadas às necessidades educativas de cada aluno.
Apesar de ter experiência a dar formações, foi também a primeira vez que ministrei esta formação em concreto, nestes moldes totalmente à distância. Este software enquadra-se perfeitamente numa formação online, dadas as suas características de funcionamento em nuvem e a altura em que foi realizada também, visto que neste momento muitas escolas de música buscam soluções para o ensino à distância.
De louvar os formandos que estiveram presentes na formação, uma vez que esta se realizou em horário pós-laboral e que todos eles estão neste momento sobrecarregados com actividades relacionadas com o ensino à distância. Esta é a maior prova de amor pelo ensino: professores que querem continuar a aprender, mesmo que isso signifique sacrificar o seu pouco tempo livre.

Quem estiver interessado em realizar esta e outras formações creditadas para professores, poderá consultar aqui mais informações sobre as acções de formação.

 

Hans chegou mesmo a estar presente numa das sessões para nos cumprimentar, aqui fica o registo desse momento

The year of 2020 started with a strange virus that locked all the people at home.
So, during the month of May I decide to challenge the horn players to stay at home but keep playing and having fun!

The etude in this challenge was the blues in F from 15 Low Horn Etudes

Bellow you can hear the videos listed by the order I saw their videos.

(Click on the names)

Order Name Country
#1 Rusty Ryan Holmes
#2 Pedro Henrique Torres Ribeiro  
#3 Bram Vanoverberghe
#4 Joshua Paulus
#5 Ashlyn Phillips
#6 Tanguy Aerts
#7 Reindert Geirnaert
(random selected as the
winner of 3 miniatures for horn and piano)
#8 Jacob Campbell
#9 Jenneke de Jonge
#10 Quinten De Gelaen
#11 Leinad Nuño
#12 Jo Withers
#13 Nick Fife
#14 Gonçalo Oliveira  
#15 Gerardo Arangō
#16 Francisco Silva  
#17 Obed Isaí Vásquez Hernández
#18 Rodrigo Costa  
#19 Ben Carroll  
#20 Przemek Siuta  
#21 Flávio Oliveira
#22 Dafydd Bevil
#23 Olivia Martinez  
#24 Cleo Simons
#25 Alyssa Manske  
#26 Emma Shaw  
#27 Carl Wells
#28 Alison Jane McMillan
#29 Jonathan Snyder  
#30 Damien Nunes  
#31 Jenna Breen  
#32 Drew Lowery  
#33 Nathanael Udell   
#34 Arisia Gilmore  
#35 Stephen Klein  
#36 José Manuel González

#37

Marco Peciarolo
(winner of the best performance)

#38 Raquel Hernandez  
#39 Adam Wolf
#40 Markus Osterlund
#41 João Ricardo Campos
#42 João Francisco Oliveira
#43 Rui Ribeiro
#44 Máris Evelons
#45 Pablo Ahumada
#46 Telmo Alexandre Rocha
#47 Kayla Nelson
#48 Mauricio Villalobos
#49 Irène Mop
#50 松永朋美 (Tomomi Matsunaga)
#51 Alessandro Piras
#52 Joshua Pantoja
#53 Tessa Pettit
#54 Edward Haspelmann
#55  José Massano
#56 Gabriel Trottier
#57 Carolina Barri
#58 Gustavo Castro
#59 Julia Brooke
#60 Marcus Redden
#61 Shigeo Murayama

 

 

playalong.ricardomatosinhos.com

Thinking on those situations were students don't have access to a pianist, I created play along versions of many of the pieces I wrote. In this page I include also click tracks for chamber and ensemble pieces, allowing people to practice at home with click track, record them and exchange recordings. I will update this page as I add more play along versions.

O Earmaster é uma ferramenta de treino auditivo e leitura musical que está disponível para PC / MAC e iOS (iPad e iPhone).

Colaborei com a tradução deste software para português europeu e consegui certificar uma acção de formação creditada para professores.

  • Earmaster - Software de treino auditivo e leitura de música 12,5h CCPFC/ACC-106404/19
    (Centro de Formação de Escolas do Porto Ocidental) 

 

Entre em contacto caso esteja interessado numa acção de formação sobre este software.

 

Alguns artigos sobre este software:

Ferramentas de Ensino no Earmaster 7

Opinião sobre o EarMaster 7

Como personalizar o Earmaster 6

 

Se ficou interessando no Earmaster clique aqui para mais informações.