Existem diversos lubrificantes, de diferentes densidades, adequados à lubrificação de instrumentos musicais. As diferentes marcas possuem diferentes mecânicas que necessitam de lubrificantes de diferente espessura.

Embora seja sempre algo muito relativo este guia pode ajudar a escolher quais os lubrificantes mais adequados.

 

Tipicamente é necessário um lubrificante mais espesso para as bombas de afinação, um ligeiramente mais líquido para as articulações mecânicas (rótulas, sistemas mini-ball, roscas, molas) e um ainda mais liquido para os rotores.

Para as válvulas (recomendado pela própria Alexander), em condições normais, não será necessário óleo, uma vez que a condensação do vapor de água, proveniente de um estudo diário, se encarregará de manter o instrumento lubrificado internamente. Se, por alguma razão tiver que deixar de tocar por um tempo mais longo, aí sim é recomendado que lubrifique bem a trompa com óleo de válvulas. O óleo de válvulas é igualmente útil para dissolver excessos de óleos mais espessos que tenham escorregado para o interior dos componentes mecânicos da trompa.

Nas bombas de afinação, pode ser útil usar lubrificantes diferentes. O facto de afinar constantemente e retirar água das bombas gerais de afinação, contribui para que o óleo vá desaparecendo, logo, utilizar um lubrificante mais firme poderá ser benéfico. Já nas bombas de afinação do 1º, 2º e 3º rotor, um lubrificante mais fino poderá acelerar processo de remoção das bombas. O lubrificante ideal deverá segurar as bombas com firmeza, possibilitando igualmente que deslizem sem esforço.

Lubrificantes sintéticos tendem a ser mais tolerantes a mudanças de temperatura, ao contrário dos restantes que possuem maiores variações de densidade.

A escolha dos lubrificantes ideais deverá ter em conta igualmente a idade do seu instrumento.

Geralmente as próprias marcas de instrumentos recomendam tipos de óleo específicos. Algumas inclusive comercializam os óleos recomendados com o logotipo da própria marca.

Se não é o caso do seu instrumento, o ideal será experimentar diferentes produtos de diferentes marcas. Recomendo que consulte um técnico de reparações devidamente certificado, que o poderá ajudar a escolher os lubrificantes mais adequados ao seu instrumento.

Pessoalmente costumo utilizar lubrificantes da marca hetman e paxman.