"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades..."* mas o que tempo não muda é a vontade universal dos alunos principiantes estudarem apenas e sempre a escala de dó maior!
No tempo em que todos os alunos nascem já com login no facebook e baterias do smartphone carregadas, nada melhor que utilizar as novas tecnologias!
Por acaso a expressão "novas tecnologias" sempre me meteu um bocado de aflição uma vez que por exemplo o SMS já nasceu há 22 anos!

A ideia já foi implementada com alguns dos meus alunos e consiste em configurar uma agenda do google para enviar um SMS gratuitamente todos os dias informando qual a escala do dia, seguindo um ciclo de quintas perfeitas. Assim os alunos podem por um lado receber a escala, decorar a relação entre uma escala maior e menor, e caso não estudem, pelo menos recebem um SMS para ficarem com o peso na consciência.

A escala pode ser acedida no formato XML, ICAL ou HTML e subscrita para uma conta de Gmail.

Depois de subscrita, é só uma questão de abrir as "configurações da agenda", e no painel "lembretes e notificações" seleccionar a forma e periodicidade com que se devem receber os avisos. Caso se configure a recepção por SMS o google enviará gratuitamente um SMS todos os dias com a Escala do dia!

 

Agora já não há desculpas para não estudar todas as escalas maiores e menores. Se não vai o aluno à escala, a escala vem até a aluno... via SMS! 

*Luís Vaz de Camões

 

ATUALIZAÇÃO: O Google deixou de enviar mensagens de SMS, mas pode continuar a usar este calendário no seu dispositivo móvel